Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Um polonês não judeu avisou os americanos e ingleses do Holocausto em 1940 - e estes nada fizeram para impedir.

Jan Karski (Jan Romuald Kozielewski) (ŁódźPolónia 24 de junho de 1914 - Washington 13 de julho de 2000) - jurista e diplomata, historiador, professor da Universidade de Georgetown. Secretário do Diretor do Escritório de Pessoal do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Courier e emissário das autoridades Estado Secreto Polaco, testemunha do Holocausto. Por seu trabalho foi premiado com as mais altas condecorações estatais - Ordem polaca da Águia Branca e com a Medalha Americana de Liberdade. Honrado por Yad Vashem com o título de Justo entre as nações, cidadão polaco e americano, cidadão honorário do Estado de Israel.[1]
Jan Karski
Jan Karski - Instytut w Rudzie Śląskiej.jpg
Wikipidia
PeríodoNão assumiu
Dados pessoais
Nascimento24 de junho de 1914
Łódź, Polónia
Morte13 de julho de 2000
Washington
Serviço militar
CondecoraçõesJusto entre as Nações, Ordem da Águia Branca


Biografia e missão

Em 1939, aquando da invasão da Polônia por parte do exército alemão, Jan Karski, então Tenente do exército, foi detido e colocado num comboio-prisão. Durante a noite conseguiu escapar e juntou-se aos grupos de resistência polaca. 
A partir de 1940 atuou como mensageiro do movimento de resistência e viajou entre a Polônia, Inglaterra e França, transportando informações para o Governo da Polónia em exílio. Novamente detido e torturado em Julho de 1940, Jan Karski tentou o suicídio, numa tentativa desesperada de proteger o resto dos membros da resistência e não revelar qualquer informação.
Em Londres encontrou-se com líderes Judeus e ofereceu-se para voltar à Polônia ocupada, de forma a testemunhar na primeira pessoa a situação no Gueto de Varsóvia. Jan redigiu um relatório que mais tarde entregou ao Primeiro-Ministro britânico e ao Presidente norte-americano – relatou a situação catastrófica que se vivia: falou de pessoas a morrerem nas ruas, crianças demasiado fracas para se moverem e pediu que se agisse rapidamente de forma a impedir o Holocausto. Entretanto, as autoridades nazis descobriram a sua verdadeira identidade e por motivos de segurança não pode regressar à Polônia.
Jan Karski manteve-se nos Estados Unidos. Doutorou-se na Universidade de Georgetown e tornou-se professor, lecionando durante mais de 40 anos.
Faleceu em Washington, nos Estados Unidos da América em Julho de 2000, aos 86 anos.

Prêmios e condecorações

Entre vários prêmios e condecorações, a sua coragem foi reconhecida por vários países e personalidades. Em 1982 recebeu o título “Justo entre as Nações”, atribuído pelo Estado de Israel, do qual se tornou cidadão honorário. Recebeu igualmente a mais alta condecoração no seu país de origem, a Polônia: a “Ordem da Águia Branca”.
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }